Sinagoga de Córdoba
Na Espanha se conservam apenas três sinagogas anteriores à expulsão dos judeus em 1492: Santa María la Blanca e a Sinagoga del Tránsito, ambas em Toledo; e a Sinagoga de Córdoba. Essa última data de 1315 e se caracteriza por ser um templo judeu com decoração mudéjar.
A Córdoba judia
Os judeus habitaram Córdoba desde a época romana, onde gozavam de liberdade de culto. Durante a etapa muçulmana, os judeus conviveram em paz com as outras culturas e iam à sinagoga orar em liberdade.
A sinagoga era lugar de culto e ensino, onde os rabinos interpretavam as escrituras sagradas e ensinavam aos mais jovens as diretrizes do judaísmo.
Depois da expulsão dos judeus no final do século XV, a maioria dos seus templos foi destruída, com exceção da atual Sinagoga de Córdoba, que passou a funcionar como um hospital para hidrófobos, ermida e escola.
O interior da Sinagoga de Córdoba
A sinagoga se localiza em plena judería, em frente à Casa de Sefarad, e simboliza a passagem dos judeus por Córdoba antes de que os Reis Católicos autorizassem sua expulsão em 1492. O acesso ao templo é um pequeno pátio de 25 m2, que conecta à sala de oração.
O interior da sinagoga de Córdoba contrasta com seu exterior sóbrio e simples. A decoração mais bem cuidada está no muro sul, decorado com três arcos com desenhos geométricos e inscrições dos salmos. Aqui está a tribuna das mulheres, uma galeria arqueada no andar superior para o culto feminino que conecta com a sala de oração principal.
No muro ocidental está o arco com diversos lóbulos mais chamativos da sinagoga de Córdoba. No centro há uma cruz pintada e todo o entorno está decorado com gessos próprios da arte mudéjar.
Horário
De 16 de junho a 15 de setembro
De terça a domingo: das 9:00 às 15:00 horas.
De 16 de setembro a 15 de junho
De terça a sábado: das 9:00 às 21:00 horas.
Domingos e feriados: das 9:00 às 15:00 horas.
Preço
Entrada gratuita.
Transporte
Ônibus: linhas 2, 3, 5, 6 ,7, 9 e 16.
Lugares próximos
Casa de Sefarad (9 m) Casa Andalusí de Córdoba (37 m) Al-Iksir Museu da Alquimia (47 m) A Judería de Córdoba (50 m) Capela mudéjar de São Bartolomeu (65 m)