
Cristo de los Faroles
Conheça a lenda que envolve o Cristo de los Faroles (Cristo dos Faróis), a escultura mais venerada pelos locais e um dos monumentos mais visitados da cidade.
O Cristo da Plaza de los Capuchinos
Entrando pela Cuesta del Bailío, se chega à Plaza de los Capuchino, um dos lugares mais transitados de Córdoba e famoso por abrigar o Cristo de los Faroles. Embora seu nome oficial seja Cristo de los Desagravios y Misericordia, essa escultura foi rebatizada pelos cordobeses graças aos seus oito faróis, que simbolizam cada uma das províncias da Andaluzia.
Trata-se uma figura feita em 1794 pelo escultor Juan Navarro León que foi protagonista de coplas, canções populares e até de um filme. O Cristo de los Faroles é provavelmente a escultura mais venerada de Córdoba.
O encanto que envolve o Cristo também reside no lugar onde se encontra. A Plaza de los Capuchinos mantém seu empedrado original e é um dos lugares mais transitados do centro histórico de Córdoba.
Lenda do Cristo de los Faroles
Segundo a lenda popular, cada noite às doze em ponto se escutavam passos perto da Plaza de los Capuchinos e um homem com capuz se aproximava sigilosamente do Cristo de los Faroles. Ali, ele sussurrava umas palavras incompreensíveis e desaparecia misteriosamente...
Ninguém conseguiu ver seu rosto nem identificá-lo até que, uma noite, o homem misterioso revelou seu segredo à comunidade que cuidava da escultura de Cristo, antes de desaparecer para sempre. Ele era um soldado do Rei que, anos antes, havia sido assaltado por bandidos e, quando estava a ponto de morrer, despertou desorientado em frente ao Cristo de los Faroles. Desde então, a cada noite ia à escultura na mesma hora que o salvou para agradecê-lo.


Transporte
Ônibus: 3, 7, 12 e C2.
Lugares próximos
Palácio dos Marqueses de Viana (296 m) Templo Romano de Córdoba (379 m) Plaza de la Corredera de Córdoba (538 m) Plaza de las Tendillas (568 m) Museu Arqueológico de Córdoba (684 m)