Cavalariças Reais
Junto ao Alcácer do Reis Cristãos estão as Cavalariças Reais (Caballerizas Reales), fundadas por Felipe II com o objetivo de criar o cavalo pura raça espanhol. As quadras abrigam quinze carruagens do século XIX.
Em 1570, Felipe II decidiu dotar de um espaço importante em Córdoba a uma das suas grandes paixões: os cavalos. Por isso, ele mandou construiu as Cavalariças Reais em um edifício anexo ao Alcácer e desenvolver ali seu projeto de criar uma nova raça de cavalo mais forte e ágil. É assim como nasce o cavalo de pura raça espanhol ou cavalo andaluz.
Na primeira metade do século XVIII, um devastador incêndio arrasou as Cavalariças Reais e obrigam sua reconstrução quase total. Atualmente é possível visitar a quadra principal, que data do século XVI, as quadras de sementais e um picadeiro.
O principal atrativo das Cavalariças Reais é a coleção de carros de cavalos antigos da quadra principal, uma divisão coberta por uma grande abóbada de arista. Aqui se realizam espetáculos equestres.
Em 1929, as Cavalariças Reais foram declaradas Monumento Histórico Nacional e Patrimônio Nacional.
Horário
Segundas, das 10:00 às 13:30 horas.
De terça a sábado, das 10:00 às 13:00 e das 16:30 às 19:30 horas.
Domingos e feriados, das 10:00 às 13:30 horas.
Transporte
Ônibus: linhas 3 e 6.
Lugares próximos
Alcácer dos Reis Cristãos (114 m) Banhos do Alcácer do Califa (138 m) Porta da Ponte (213 m) Museu Taurino de Córdoba (277 m) Ponte Romana de Córdoba (283 m)