Córdoba em 24 horas
O tamanho de Córdoba é ideal para percorrer a cidade em um dia e visitar seus monumentos e atrações turísticas mais importantes. Nessa seção, sugerimos um itinerário para visitar Córdoba em 24 horas.
Este itinerário está pensado para aproveitar ao máximo a cidade e tentar ver os principais monumentos de Córdoba em um dia. Em função do dia da semana que você viajar a Córdoba, você deve levar em conta os horários dos museus e monumentos que incluímos na nossa rota. Os horários mudam bastante de acordo com a época do ano e muitos pontos de interesse permanecem fechados às segundas.
Se você quer aproveitar o tempo ao máximo, poderá percorrer a cidade de uma maneira mais rápida usando o ônibus turístico.
A rota que sugerimos é pensada para os turistas que cheguem a Córdoba à tarde e tenham as últimas horas desse dia e todo o dia seguinte para desfrutar da cidade.
Se você prefere reservar uma visita guiada para conhecer a cidade, recomendamos reservar o tour completo de Córdoba com ingressos.
Dia da chegada
Se você tiver a tarde livre, depois de deixar as malas no hotel, recomendamos começar a conhecer Córdoba pela zona norte. A Plaza de las Tendillas é um bom ponto de partida para verificar o contraste entre a zona mais comercial e a parte medieval da cidade. Além disso, aqui você encontrará um posto de informação turística com mapa e outros folhetos úteis.
Dessa praça no centro, você poderá pegar a rua Claudio Marcelo, descer até o Templo Romano e ver os restos das muralhas romanas que atravessavam a cidade. Seguindo a rua Rodríguez Marín, você chegará a uma das praças mais famosas da cidade: a Plaza de la Corredera. Se você tiver fome, pode aproveitar para comer ou beber algo nos diversos bares da praça.
A apenas cinco minutos desse lugar está a Plaza de Séneca, com um busto do célebre filósofo cordobês. A partir daqui, se abrirá diante de nós o bairro judeu, conhecido como judería, um labirinto de ruas estreitas onde você pode se perder e desfrutar do seu encanto no final da tarde.
Embora seja impossível traçar uma rota exata pela judería, esse bairro abriga diversos restaurantes e bares onde comer, você só precisa escolher o que mais gostar. Depois de jantar, vá rumo ao sul até chegar à ribeira do rio Guadalquivir. Aqui você encontrará monumentos como a Ponte Romana, a Porta da Ponte ou a Torre de la Calahorra iluminados. Uma imagem de cartão postal.
Dia completo
A melhor maneira de começar um dia de turismo em Córdoba é visitar seu monumento estrela e símbolo da importância histórica de al-Ándalus: a Mesquita-Catedral. Recomendamos chegar cedo para poder seguir o itinerário sem atraso.
Você poderá evitar as filas reservando aqui a visita guiada pela Mesquita de Córdoba.
Deixando a Torre Campanário à sua direita, você verá a rua Medina y Corella. Se você virar à esquerda no final da rua e seguir reto, chegará na Sinagoga de Córdoba, outra das visitas imprescindíveis da cidade.
Ao redor desse templo judaico estão outros lugares de interesse, como a Capela mudéjar de São Bartolomeu, a Casa Sefarad ou a Casa Andalusí. No final da rua desse último museu, você verá a Porta de Almodóvar e as antigas muralhas da cidade. Ademais, essa zona tem diversos restaurantes onde comer e provar os produtos típicos de Córdoba.
Com o apetite saciado, você poderá continuar a rota visitando o majestoso Alcácer dos Reis Cristãos, um lugar cheio de história. Depois sugerimos visitar as Cavalariças Reais, muito próximas ao complexo palaciano.
Para ter uma visão completa da história de Córdoba, você também pode visitar os Banhos do Alcácer do Califa, um exemplo único da arquitetura árabe que os muçulmanos deixaram em sua passagem por Córdoba.
Se você ainda tiver tempo, não deixe de visitar o Museu de Julio Romero de Torres e o Museu Arqueológico. Se você quer fazer uma visita guiada pelo Museu Arqueológico de Córdoba, pode reservá-la aqui. Os dois fecham por volta das 21:00 horas no horário de inverno.
Mais de 1 dia em Córdoba?
Se você tiver a sorte de ter mais de um dia em Córdoba, não vá embora da cidade sem visitar o sítio arqueológico de Medina Azahara. Você pode reservar a visita guiada pela Medina Azahara aqui.
Além disso, você também pode aproveitar para ver outros lugares de interesse, como o Palácio de Viana e seus pátios, o misterioso Cristo dos Faróis ou visitar os museus que lhe pareçam mais interessantes.
Além disso, você poderá aproveitar sua passagem pela cidade para relaxar no hammam Al Ándalus e reviver a intimidade dos banhos árabes.