Plaza de la Corredera de Córdoba
Desde sua criação no final do século XVII, a Plaza de la Corredera serviu como prisão, praça de touros, cenário de execuções da Inquisição e mercado. Conheça a única praça maior retangular da Andaluzia.
Diferentes usos da praça
A poucos metros da Prefeitura de Córdoba está a maior e mais importante praça da cidade: a Plaza de la Corredera. Acredita-se que foi construída sobre os restos do antigo circo romano.
Durante a Idade Média, esse espaço é utilizado como cenário de execuções da Inquisição e como prisão. Dizem que o carrasco vivia na própria praça caso houvesse alguma “urgência”. Anos depois, o espaço se tornou uma praça de touros até que no século XVII o arquiteto Antonio Ramos a modificou por completo e deu à Plaza de la Corredera seu aspecto atual.
No final do século XIX, a praça foi usada para abrigar o mercado mais importante de Córdoba. Hoje em dia, Plaza de la Corredera conta com diversas cafeterias e bares, além de sediar importantes festas de Córdoba, como a Noche Blanca del Flamenco.
Praça única na Andaluzia
A forma retangular e os pórticos com arcos da praça são característicos das praças castelhanas, o que faz da Plaza de la Corredera a única desse estilo na Andaluzia. Toda a praça possui uma arquitetura uniforme, exceto dois edifícios: a antiga Casa Consistorial e a Casa de Dona Jacinta, edifícios originais do século XVI.
Seu estilo lembra muito o da Plaza Mayor de Madrid e a Plaza Mayor de Valladolid.
Transporte
Ônibus: linha C2.
Lugares próximos
Museu Arqueológico de Córdoba (199 m) Templo Romano de Córdoba (227 m) Museu de Belas Artes de Córdoba (229 m) Museu Julio Romero de Torres (287 m) Casa de las Cabezas de Córdoba (303 m)